quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Quando as coisas mudam devagar...

Se voces forem aos meus posts anteriores verão o quanto eu ficava reclamando do time do Mengão, sua saga perdedora, a difculdade dos jogadores encarnarem o espírito rubro negro...
Sempre defendi uma mudança de esquema e de postura em campo. Isso faria mudar também a postura fora dele.
Hoje me deleito com o Tromba defendendo o futebol ofensivo e agressivo no time.
Será que era isso mesmo que o tromba queria?
Eu gosto pra caramba do Andrade, sempre o defendi como um dos técnicos que deveríamos ter. Mas sempre preferi o Adílio que me parece mais rápido no raciocínio. Justo o Adílio que sacou a roubalheira que estava rolando na Gávea e foi banido por isso. Poderiam chamá-lo de volta para fechar uma comissão técnica vencedora com o Tromba. Sem deméritos ao nosso cabeça de área campeão de 81. Apenas porque o Andrade era auxiliar do Adílio quando ganhamos tudo nas bases, só.
Mas tudo bem. Estamos indo pra frente agora, esta é a sensação que passa o time.
Quantas vezes eu falei aqui que o esquema campeão do Mengão sempre foi um 4 3 3 ou 4 4 2. Um atacante e dois falsos ponteiros que defendiam e atacavam com a posse de bola, abrindo os flancos adversários e possibilitando a chegada dos laterais. E falava de Tita e Lico, guardadas, é claro, as proporções...
Hoje o time está quase assim. Ainda veremos mudanças, pois o Juan deve voltar com muita sede ao pote. E, particularmente, acho que ele crescerá ao ponto de ser convocado para a Copa da Africa, escrevo isso pra ficar marcado aqui no meu blog.
Basta jogar o que sabe, como um verdadeiro lateral, que Juan aparecerá de forma contundente nos quadros dos melhores do Brasileiro.
Anotem!!!
Se o Tromba for inteligente, manterá o Denis como reserva de Adriano, para ir se acostumando à falta do artilheiro que será convocado.
Manterá o Leo e Juan nas laterais, e os colocará para apoiar os falsos pontas que marcam também, para liberar o Pet para criar as jogadas e lançamentos mais lindos que veremos.
Temos para isso o Fierro e o Zé Roberto que ainda não encontraram um bom futebol pela falta de treinos táticos e adaptação a este esquema.
Mas dou meu pitaco de novo:
Pra mim os falsos pontas seriam Everton e Willians, ficando Fierro e Zé na reserva.
Willians não pode ficar só marcando e dando chutões e pontapés. Isso está errado. Reparem em quantos jogos este cara arancou pela ponta direita e chegou fácil à linha de fundo. Isso tem que ser aproveitado, pois vai fazer o Leo crescer seu futebol também, pois é rápido o bastante para acompanhar estas subidas mortais. Sem falar que, jogando mais à frente da cabeça de áre, conseguirá se antecipar aos contra ataques adversários matando as saídas de bola inimigas sem tanta violência, entendem?
O mesmo acontece com Everton e Juan, além do que a direita e esquerda estariam fortalecidas na marcação. Imaginem, estas jogadas acontecendo com o Adriano na área e o Pet vindo de frente? E quando o lance acontecer num lado do campo, o outro já chega para dar apoio na conclusão... Não foi assim que aconteceu como o golaço que Willians fez no Domingo? A bola veio da esquerda e rebateu, pegando o cara que vinha pela meia direita de frente, soltando aquele ¨pão com formiga¨ mortal!!!
Já o golaço do Adriano, também teve uma ajuda dos caras que se apresentavam pelas pontas, pois a defesa ficou aberta para o Imperador entrar pelo meio e desferir aquela obra prima feita de pá e enxada. Que cavadinha magestosa!!! E o passe enfiado do gringo?
Bom... Eu sempre vou cornetar, isso faz parte do futebol e de quem gosta e vê a quase quarenta anos, além de gostar de estudar muito sobre isso.
No mais, eu não tou nem aí pra nossa posição na tabela, porque a felicidade de ver meu Flamengo jogando como eu e a torcida gostaria já vale o ingresso. Vamos ver o que vai ser agora, pois a torcida vai pegar esse time no colo e levar muito longe ainda.
Se Deus quiser.
Saudações Rubro Negras!