domingo, 29 de agosto de 2010

Dissecando o Fla


Boa noite, galera rubronegra.


Saudades de dar um chega aqui para analisar meu Mengão, preparem-se que vai sair tinta!
O Mengão perdeu pro guarani, o Galinho está sendo criticado por alguns cornetas, o Silas está vindo, e os antigos donos do clube estão torcendo pra dar tudo errado...
Primeiro, temos que tentar entender o Galinho em algumas coisas importantes. Muitos dos que não vieram para o Flamengo, e que a torcida almejava e reclama, segundo o Galo, não vieram por conta de empresários espertos que querem morder demais e jogar com a boa vontade do clube.


Reparem que os que vieram são pertencentes ao Fla, ou tem algum tipo de acordo que não vai danificar nossos cofres.


Dito isto, parto para o segundo item.
Zico está evitando ao máximo se meter na escalação e determinações, que são inerentes aos treinadores que são pagos para isso. Entendam que o Galinho foi técnico e, com certeza, não gostaria nem um pouco que se metessem em suas opções de jogo, impondo ou exigindo algo,. Até porque, depois, quem paga o preço do erro é sempre o treinador que é cobrado por torcida e dirigentes.


É claro, somos flamengo e vimos as coisas erradas que o Fofão fazia na direção do nosso escrete, e não dava mais para sustentá-lo sob o risco de ficarmos cada vez mais para tras na tabela. E aqui venho com minha terceira observação...  Nosso time de hoje é espelho exato das cagadas de Andrade, Rogérioe antiga direção, diga-se aí Marcos Brás e Kleber Leite, a múmia. Que amarrou nosso elenco se desfazendo de jovens valores naquela associação espúria com o Uram e nos fez receber muitos gatos gordos por lebres que ainda nem haviam se formado, daí o problema com o Neguin Adílio, que foi embora e não é recebido na Gávea, pois colocou a boca no trombone. Haja visto o que aconteeu com Nélio, Bruno Paulo, Renato Augusto, Fabrício, Thiago Salles.... E mais um monte que nem saberemos diretio quem são. E isso o Zico quer banir da Gávea, por isso recebe ataques diretos destes sarfadanas que estã minando seu trabalho na Gávea.
Iato posto, vou tentar analisar o que acontece com o time...


Treinadores medrosos, inseguros, sem lastro e experiência para levar o time...


Desde Caio Junior, Cuca, até Joel, Andrade mesmo (se deu muito bem por escutar as idéias do Pet, que foi realmente quem solucionou o esquema de jogo implantado final do ano passado quando fomos campeões, lembrem-se que, de vez em quando, dava nele uma síndrome de pequenês que nos deixava desesperados, quase entregando vários jogos que tínhamos em mãos por covardia, entregou alguns), e por ultimo o Bostério Lourenço e este Barroso! De todos, o treinador mais horroroso!!!!!


Vejam o scout de lourenço. 33% de vitória, 33% empates e 33% de derrotas.... Numa escala matemática (por jogar de forma medrosa) em 15 jogos faríamos 20 pontos... Barroso, este pior ainda! 4 jogos, 4 derrotas... Se jogássemos para ganhar, supondo que perdêssemos a metade dos jogos (vou aqui roubar pra menos, em 15 jogos ganhando 7 e perdendo 8) quantos pontos faríamos? 21!!! Incrível, não? Entendo aqui que mesmo correndo perigo, prefiro jogar pro tudo ou nada do que ficar me borrando de medo de qualquer adversário...


Vamos ao sistema de jogo que estamos usando. Lá no início (Caio e Cuca) tres zagueiros que foram trocados por dois, sendo que nossos laterais agora começaram a jogar mais presos, mas o time continua afunilando e entregando o jogo.


Motivos de perder tanto?


1. Cansei de dizer aqui que o Willians pode ser o maior destruidor do planeta, mas não serve xongas para passar uma bola a dois metros de distância. E o que redunda isso? Na hora em que o time se posta para o ataque, pois acaba de tirar a bola do adversário, entrega esta mesma de presente com o meio todo arreganhado e pronto para levar mais uma enfiada. Resultado: Sempre acabamos recorrendo a faltas para segurar o adversário que vem de cara com o gol, quando não acontece o gol propriamente dito.


2. A volta do Toró (perdoem-me seus defensores). Este menino foi criado para ser atacante e não tem o mínimo cacuete de defensor, apenas sendo um cara voluntarioso, nada mais. Foi assim que tornou-se artilheiro dos juniores do Flu, pois chegava com disposição incomum à frente. No meu time, jogaria de armador ou finalizador, mas caindo pelas pontas, isso se sobrar espaço para ele, pois não passa de um reserva no meu time. Ou seja compõe elenco e só. Se bem trabalhado numa função mais à frente (no passado eu o usaria para substituir o Pet, em jogos resolvidos e que o velho estivesse cansado, mas agora temos o Diogo...)
Então eu colocaria estes dois, Toró e Willians sendo preparados para estas funções: Willians marcando mais à frente pela meia direita, sufocando a saída de bola adversária e caindo pela ponta direita, pois tem folego para isso. Mas tem que receber um treinamento intensivo de arremate ao gol e cruzamentos para a área, seja pela ponta pelo alto em curva ou entrando em faca, para cruzar rasteiro para trás. Isso beneficiaria tanto o David, como o Val Baiano ( de quem falarei mais tarde). Quanto ao Toró, eu o prepararia para jogar mais pelo meio indo para a frente da área, como faz o Pet, arrematando de frente ou enfiando bolas para as pontas e para a frente e nunca para trás, como tem se acostumado a fazer, mal e porcamente. Porque ali atrás, é um horror, só chegando atrasado e fazendo faltas, ou mesmo nunca chegando, como aconteceu hoje com o gol de cabeça do Guarani, na cara dele... Ou seja, esses dois têm salvação.


3. Val Baiano... Que qué isso? Não o jogador em si, afinal ninguém disputa artilharia com Adriano à toa, como no ano passado, num time muito pior do que era o Fla. Mas aquele corpanzil de baleia jubarte roliça, desfilando com uma picanha gordurosa no gramado... Como pode um time de ponta, como o Flamengo,  aceitar um jogador com aquelas condições físicas em campo? Por isso que eu acho que hoje, tanto Rogério, como Barroso, tanto fazia quem estava ali no comando, pois começou errado igual... Imaginem o Giba entrando em quadra com cento e vinte quilos para jogar voley? Ou o minotauro entrar num octagon um mes sem treinar? O cara usa o corpo na sua profissão e me chega pra jogar daquele jeito? E o cara do banco ainda o escala? E aí eu não entendo o profisssionalismo do Galo... Um cara que treinava faltas depois do expediente, chegando a dar mais de cem chutes apos os treinos, como ele deixa essa porca monstra envergar o manto? Mas, tambem sei que futebol não se desaprende. Se este cara resolver assumir que é gordo e tentar emagrecer, ainda vai nos dar alegrias na reserva do David. Hoje eu vi uma entrevista muito bacana do Muricy, em que ele falava sobre motivação. Os caras estão jogando onde milhaes de jogadores queriam estar. Tem que zelar por isso e comer a grama! E estar com aquela pança não demostra que isso esteja ocorrenda na cabeça do Baiano... Espero que Silas comece a mudar esta mentalidade de falta de zelo profissional, e que Zico lhe dê esse aval.

4. Também tem gente detonado o Pet. Quero defender o velho aqui. O cara está no sacrifício o tempo todo. Se ganhamos o título do ano passado, devemos muito mais do que pensamos ao Gringo, pois este foi responsável por visualizar o sistema correto de jogo e, no tempo certo, foi a voz de comando do Tromba ali dentro do gramado. O cara é genial e muito inteligente, sabe ver o jogo e sabe como se aproveitar das situações que aparecem em campo. Está velho sim. mas vamos nos lembrar aqui do Signore (Junior capacete) quando foi campeão em 97, tinha a mesma idade do Gringo e jogava os jogos até o fim. O que acontece é que estes esquemas covardes estão comprometendo o gringo, pois o flamengo está ficando sem referências na frente para abrir esapaços pro cara enfiar seus lançamentos maravilhosos, ou entrar com a redonda dominada de cara com o gol. O cara é o 10 do mengo, e vai fazer belíssimas partidas com a companhias de Diogo e David. Esperem e verão... Quando eu vejo os argumentos de que é inviável Pet, Diogo e David no mesmo time eu começo a me lembrar de que no meu Fla de 81 tínhamos o mesmo problema com Zico e Tita... E ainda tinha o Lico, que jogava com a 10 também... Pra mim o Pet ainda é meu maestro enquanto quiser jogar. E Diogo deveria assumir uma posição mais aberta na direita (Willians iria pro banco) caindo ao meio apenas em necessidade para arrematar ou fazer eventualmente a função do Gringo,além de assumir a 10 no caso do Gringo realmente cansar, assim com fazia Tita com Zico (quando este estava no estaleiro devido a quantidade de pancada quer levava, ou problemas musculares). Na esquerda podemos ter o Renato, que está fora de forma ainda, e aí eu não acho que possamos deixar de dar uma chance ainda ao Vinícius Pacheco, ou qualquer outro que saiba jogar por ali para compor o ataque e brigar na meia esquerda. O importante é que estes caras que abrem o jogo devem dar condições para os laterais subirem e fazer a ultrapassagem, o que o falecido e saudoso mestre Claudio Coutinho sabiamente denominava "overllaping".

5. Chegamos nas laterais... temos dois dos melhores laterais do Brasil, por incrível que pareça, penso assim, sim. Juan sabe jogar bola assim como Léo Moura. Mas se desgastam muito fácil por estarem jogando sozinhos pelas alas, e ainda caindo ao meio para criar, afinal, a nossa saída de bola é muito ruim, e a saída pela lateral é a coisa mais banal que um time deve saber fazer, é basico. Mas não ocorre no Mengo a muito tempo, basta ver a quantidade de bolas rifadas pelos nossos goleiros a tempos. Lateral deve saber fazer o basico, que se bem feito, é mortal. Marcar a lateral, sair jogando com bom passe, ter velocidade para cobrir e chegar a tempo. E quando suas costas ficam a descoberto, qume deve fazer esta cobertura é o volante de contenção, antigo cabeça de área, como fazia Andrade antigamente, cobrindo a subida de Junior ou Leandro. E é por isso que não devem subir os dois laterais ao mesmo tempo, pois quando o volante cobre a lateral, o outro lateral é quem deve vir para o meio. Simples? Mas nunca vi o mengo fazer este princípio básico...


6. Por fim o meio... Ahhhh, este meio do Fla que é uma peneira... Hoje ouvi dizer que a defesa do Flamengo é a defesa SEDEX. Entrega tudo em dois minutos... Não sei quem foi o imbecil que botou na cabeça do treinador que o Correia é segundo volante. Pra mim é um grande cabeça de área, com a vantagem sobre os de hoje em dia que sabe marcar e sabe passar melhorzinho uma bola. Isso é crucial num time que quer vencer. Deter o adversário, retomar a posse de bola mas, importante, saber disribuir o jogo rapidamente... E o Correa além de ter uma boa noção de cobertura, sabe fazer a bola sair dali rápido e com eficiência... E vejam bem, ele ainda não está em forma total! E quem deve ser seu companheiro? MALDONADO!!! Este foi uma das figuras fundamentais do nosso ultimo título, e me incomodava muito vê-lo em um imbroglio com seu empresário, quase saindo do Flamengo por conta de chantagem empresarial, coisa que devemos tirar o chapéu para Zico, pois o cara está aí, e tomara que volte rapidamente à sua melhor forma! Teremos um meio de responsa, que sabe marcar e, mais importante, sair jogando de forma certa!!!!


Gente, desculpa esse monte de texto aqui. mas eu fico injuriado de ver as coisas acontecendo no meu fla, e tantas pessoas apassando por ali sem ter a mínima noção e preparao para resolver os problemas que qualquer estudioso ou pessoa aplicada pode fazer. E, sinceramente, espero mesmo que Silas dê certo. É uma cara inteligente, jogou muita bola, conhece do riscado. E é um cidadão sério.


No mais, me despeço aqui com um grande abraço a todos e minha escalação preferida:


Lomba (vai ser uma referncia logo, logo)


Leo moura (Galhardo, Everton Silva)


David (Jean é meio fraco ainda)


Angelim (Não lembro de mais zagueiros, e estamos fracos destes ainda)


Juan (Rodrigo Alvim ou Jorbison)



Correa (Nunca colocar o Willians na sua reserva, é pedir para entregar o jogo, preferível Romulo ou Antônio)


Maldonado (o mesmo se aplica o Toró ali, preferível Camachoi ou Lenon)


Pet (na ausencia deste passamos o Diogo para esta função, outra opção na ausencia dos dois ou para marcar mais a frente é o Toró)



Diogo (quem pode substituí-lo ofensivamente é o Leandro Amaral mais aberto, ou o Willians para reforçar a marcação pela direita, aqui ainda podemos testar de novo o Fierro)


David (Diego Maurício, ou Val Baiano em forma! No fim da fila o Borja... Argh!1)


Renato (Se não estiver em forma usamos o Vinícius Pacheco ou Michel... Argh!2)